Mark Tansey Monte Sainte Victoire

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Conteúdo programático crítica e poscriticismo


 A abordagem mediante crítica estética e política no período de abrangência que abarca do Século XVIII ao XXI. Entretanto demarcam-se conceitos-chave para a definição dos campos da arte e da arquitetura, efetuando seu mapeamento na história da da estética e da história da arte (Platão, Aristóteles, Kant, Hegel), e de algumas teorias artísticas. 
Estes conceitos serão tomados retrospectivamente (a partir de autores contemporâneos). A ênfase do curso é dada ao momento pós-crítico (definição de Peter Einseman - arquiteto) – do estruturalismo ao pós-estruturalismo. Os conceitos chave desdobram-se no conteúdo programático que trata, sobretudo, dos discursos sobre movimentos contemporâneos da arte e da arquitetura.

Conteúdo programático
  • Esquema geral das fases da estética do Ocidente.
  • O sistema Kantiano, a “Critica da Faculdade de Julgar”, o criticismo. A ascendência no formalismo.
  • Os românticos ‑ empatia e expressão. Hegel e história da arte. A crítica romântica, Baudelaire e Ruskin. Walter Benjamin.
  • Nietzsche: a verdade e a arte.
  • Teorias da história da arte: expressão/ Croce; empatia/ Worringer, formalismo/ Semper, Wolfflin; sucessores (Argan) e críticos (Warburg)
  • A crítica de arte anos 1960-80: Gombrich, Clement Greenberg
  • A crítica de arte no Brasil anos 1950-70
  • Estruturalismo: Bourdieu, Ranciere. A crítica operativa.
  • Pós estruturalismo e crítica de arte: Lyotard, Foucault, Deleuze & Guattari. Rosalind Kraus, Hal Foster. Peter Einseman, Bernard Tchumi. Ricardo Bausbaum.
  • Arte, arquitetura e crítica contemporâneas
  • Biopolítica e arte.

Nenhum comentário: