Mark Tansey Monte Sainte Victoire

domingo, 18 de setembro de 2011

A identidade da arte, Aristóteles.

Anne Cauquelin diz que a teoria de Platão é ambiental pois se dissemina pelo viés da discussão do belo e não sobre a arte (p. 35 Cauquelin). Por sua vez essa discussão da arte e seu lugar não impôs regras ao trabalho artístico nem para sua compreensão, nem para seu julgamento nem sua percepção.
Contudo são as regras, os limites, os processo específicos, isto é, os instrumentos e operações próprios a esta atividade que conferem à arte a especificidade e fundam sua identidade.
Anne Cauquelin aponta Um instrumento para autonomia: "a taxonomia". Em oposição ao caos dionisíaco e a hierarquia por dicotomia é recortar com convicção um objeto que será marcado por traços característicos: Gêneros e espécies. (p. 57-59)

A arte é uma disposição de produzir (poiésis) acompanhada de regras. Produzir é trazer a existência uma das coisas que são suscetíveis de ser ou de não ser e cujo princípio de existência reside no artista.

Na verdade, Aistóteles propõe Categoria, do grego: Κατηγοριαι, kategoría (acusação, atributo), pelo latim categoria.
"Conceitos gerais que exprimem as diversas relações que podemos estabelecer entre idéias ou fatos. Originalmente significa acusação, no sentido de atribuir um predicado a algo ou alguém. Aristóteles, o primeiro a usar o termo em sentido técnico, assim chamava “categoria do ser” aos predicados gerais atribuídos ao mesmo, correspondendo, então, as distintas classes do ser, distintas classes de predicados. A teoria das categorias, ou praedicamenta, iniciada por Aristóteles, prossegue - sofrendo constantes intervenções, acréscimos, depuramentos - pela filosofia grega e medieval até nossos dias."
Categorizar é classificar(então, é uma taxonomia sim)."É tratar objetos distinguíveis como equivalentes. Categorizar constitui uma das atitudes da mente na produção de sentidos em linguagem, o que se dá de modo constante na comunicação/expressão. A categorização é parte do processo do pensamento e seu funcionamento.Categorizar é portanto, o que de mais básico e essencial se produz na organização e expressão do pensamento, está fundado na base da atitude humana de cognição/expressão." (Grenfeld. 2006).
A problemática da ordem é drástica sobre tudo para a arquitetura, afinal "Ordem e mímese organizam o projeto clássico, o discernem dos demais modos de fazer arquitetura". Ordem coloca o problema da conexão entre formas e a mímese a representação. O problema da ordem é sintático, definir elementos, de estabelecer leis de organização da composição "TZONIS, & LEFRAIVE, 1986).


CAUQUELIN, Anne. Teorias da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
GRENFELD, Adrete. In Letras por Dentro III, 2006, pp .11-2
TZONIS, & LEFRAIVE. Projeto Clásico de la Arquitectura. Hermann Blumme. 1986

Nenhum comentário: