Deleuze sobre Kant
Quadro de Kant
1°. sentido da palavra faculdade (Deleuze)
1. relação com o objeto acordo conformidade, conhecimento, causalidade
2. sujeito prazer, dor sentimento, vontade
3. razão independe da experiência, mas se aplica a ela
2o. sentido da palavra faculdade
Intuição - sensível
Conceito - idéia (razão)
* Conhecimento - síntese das representações
* Re-presentação - Conhecimento = síntese do que se apresenta
Critica da razão pura - experiência sensível visada pela razão
Critica da razão prática - conceitos supra sensíveis apenas acessíveis à razão
pelas idéias
O termo médio entre os dois a razão pura e a razão prática é a faculdade do juízo beleza.
Faculdade do juízo é a faculdade de pensar o particular como contido no universal.
Juízo de gosto e Antinomia do gosto
O que seria prazer (belo) O que conta é o efeito da representação sobre o sujeito. Prazer é a expressão sensível de juízo, da operação de julgar
Juízo estético é do tipo "belo".
Existência material/representação
Conceito forma - reflexão de objeto singular na imaginação como se dá esta reflexão
Desenho, composição, os quais são precisamente manifestações de reflexão formal. (disposição para a forma).
A forma (form) distingue a consciência de beleza de uma percepção. A form é aquilo que já se anuncia a um sujeito apenas consciente, e que lhe permite orientar-se na desordem da pré-objetividade. Mesmo sem conceitos empíricos e as percepções dispersas ainda não estão unificadas sob um conceito de objeto, a imaginação inventa regras e a vida estética conserva uma genialidade da qual a antropologia dá exemplos. (LEBRUN, Kant e o fim da Metafísica ).
As críticas da razão pura e da razão prática tratam de objetos distintos e inconciliáveis: a natureza e o espírito, acessível pela sensibilidade, acessível pela razão, respectivamente. A arte permite o jogo funcional entre sensibilidade e entendimento. O caráter livre da beleza (finalidade sem fim), a valorização da beleza e a disposição para a forma são aspectos que Kant aborda na Crítica da faculdade de juízo, que são apropriadas em teorias artísticas do século XIX e XX. O impulso lúdico de Schiller, natureza formadora de Goethe, impulso artístico, intenção e projeção sentimental (empatia), vontade de arte (Kunstwollen) de Alois Riegl.
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referências:
BAYER, Raymond. História da Estética
LEBRUN, Gérard. Kant e o fim da Metafísica
_____________. Sobre Kant
FERRY, Luc. Homo AestheticusDELEUZE, Gilles. Kant e a filosofia.
FACULDADES GERAIS DO ÂNIMO | FACULDADES DE CONHECIMENTO | PRINCÍPIOS A PRIORI | APLICAÇÃO À |
faculdade de conhecimento | entendimento | conformidade a leis | natureza |
sentimento de prazer e desprazer | faculdade do juízo | conformidade a fins | arte |
faculdade de apetição/ desejo | razão | fim terminal | liberdade |
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