O conhecimento da arte como conhecimento autônomo: um sítio para estética. Exploração dos modos de conhecer/ razão ou é pura ou é prática. Dois modos que dão acesso aos fenômenos naturais ou ao mundo das esssências. Um terceiro mundo o da arte onde a teoria ou a moral não se aplicam – limitar seu usos, traçar suas fronteiras (crítica deriva de Krinein: distinguir, separar. Somente uma crítica, uma linha divisória, permite assegurar a validade dos julgamentos dentro do perímetro que ela delimita.
“Tal nova antropologia terá sem dúvida conseqüências profundas, em sua maioria, imprevisíveis. Apenas um único exemplo: a ciência (...) deixará de ser disciplina que explica e passará a ser disciplina que confere significado. O que a transforma em disciplina artística, já que a arte (o pensamento imaginativo) sempre procura conferir significado. Ora, ciência enquanto uma entre as artes obrigará repensarmos os conceitos de “verdade” e “conhecimento”.” (Flussser texto/imagem enquanto dinâmica do ocidente. op. cit..).
O julgamento constrói seu objeto (Cauquelin. Teorias da Arte, p. 76-77).
“Tal nova antropologia terá sem dúvida conseqüências profundas, em sua maioria, imprevisíveis. Apenas um único exemplo: a ciência (...) deixará de ser disciplina que explica e passará a ser disciplina que confere significado. O que a transforma em disciplina artística, já que a arte (o pensamento imaginativo) sempre procura conferir significado. Ora, ciência enquanto uma entre as artes obrigará repensarmos os conceitos de “verdade” e “conhecimento”.” (Flussser texto/imagem enquanto dinâmica do ocidente. op. cit..).
O julgamento constrói seu objeto (Cauquelin. Teorias da Arte, p. 76-77).
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